Especialistas explicam o que de fato muda na sua vida com a taxa de juros mais baixa e o que merece a sua atenção
Inteligência Financeira | O Banco Central reduziu a taxa Selic nesta semana, de 13,25% para 12,75% ao ano. Na prática, no entanto, qual é o impacto que a nova queda da Selic tem sobre os seus investimentos?
Gilvan Bueno, sócio e gerente educacional da Órama, afirma que seguimos tendo uma taxa alta e que a redução anunciada até agora imediatamente muda pouca coisa. A renda fixa perde parcialmente seu potencial de ganhos, mas segue pagando bons rendimentos.
“12,75% continua sendo uma taxa alta, segunda maior taxa real do mundo. A renda fixa segue sendo a referência para o investidor conservador. E o brasileiro em geral é conservador justamente por termos uma renda fixa que historicamente paga dois dígitos”, afirma à Inteligência Financeira.
Para Carla Beni, professora de MBAs da FGV, é importante considerar que “o tempo da economia é diferente do tempo cronológico”. “No dia seguinte do Copom nada muda de fato na sua vida. A economia trabalha com a expectativa. E aí o mais importante é o Banco Central ter definido que nas próximas reuniões podemos esperar novos cortes de 0,50 pontos percentuais”, diz.
Comments