top of page

Conversando sobre o desemprego no Brasil

Diálogo entre professora (P) e (A) aluno.

A: Professora quantos desempregados o Brasil possui?

P: Depende.

A: Como assim, ‘depende’?

P: Depende do grupo que você quer saber. Desocupados? Subutilizados? Desalentados? Todos são calculados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A: Mas o IBGE trabalha com várias possibilidades? Não era mais fácil fazer uma só e pronto?

P: A mais comum é a Taxa de desocupação, todavia, uma resposta não seria suficiente, nem para a complexidade do mercado de trabalho, nem para auxiliar nas políticas públicas, muito menos ainda para acompanharmos os outros países, que também calculam várias possibilidades.

População Total: 209 milhões de pessoas.

População em Idade Ativa – acima dos 14 anos: 170 milhões. PIA

População Economicamente Ativa, ou “força de trabalho”: 105 milhões. PEA

A diferença entre a PIA e a PEA está no grupo que somente estuda, nos aposentados e nos que não estão no mercado de trabalho por várias razões.

Dos 105 milhões da PEA temos 92,6 milhões de ocupados e 12,5 milhões de desempregados.

A: Como se calcula a taxa de desemprego que vemos no noticiário?

P: Dividindo os desempregados pela PEA (12,5 / 105 = 11,9% da força de trabalho). Esta é a Taxa de desocupação.

A: Só no Brasil que se calcula assim?

P: Não. Encontrar o percentual da força de trabalho desocupada, dentro da população economicamente ativa é uma definição internacional, lembrando que cada país tem suas particularidades. Você já ouviu falar da OIT (Organização Internacional do Trabalho) fundada em 1919 com o objetivo de promover a justiça social, e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 1969? A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a única agência das Nações Unidas que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 183 Estados-membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias da Organização. Dê uma pesquisada no site https://nacoesunidas.org/agencia/oit/

A: O que compõe a Taxa de subutilização?

P: A taxa de subutilização da força de trabalho soma os desocupados, os subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial. Esta taxa está em 24,2%. Isto representa 27,32 milhões de pessoas, que também pode ser chamada de PEA ampliada.

A: O que define os desalentados? Quantos são no Brasil?

P : A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho adequado, ou não tinha experiência ou qualificação, ou era considerada muito jovem ou idosa, ou não havia trabalho na localidade em que residia – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga. Ela faz parte da força de trabalho potencial. O contingente de desalentados no terceiro trimestre de 2018 foi de 4,78 milhões de pessoas

A: Quantas variáveis… Complexo.

P: Complexo como a vida adulta!

bottom of page