top of page

Perfil do Consumidor Natalino

Chegou o Natal! Finalizamos 2021. Hora de fazer um balanço de mais um ano de pandemia, refletir sobre nossas mudanças comportamentais, comemorar nossas conquistas, lamentar nossas perdas e preparar as festas de final de ano, com muita comida, bebida e ...Gastos! Socorro!

Compras e mais compras, que delícia (risos). Na nossa última coluna do ano não farei nenhuma crítica ao surto consumista natalino (será?), mas vou elencar alguns tipos*de consumidores para que você se identifique. Quase como uma brincadeira, faremos um exercício reflexivo para identificar em qual nos encaixamos. Os perfis não são absolutos, mas apresentam características muito marcantes. São parentes que se encontram em reuniões familiares para a distribuição de presentes.

*tipos de consumidores inspirados na pesquisa americana Holiyday Shopping Styles Report da empresa SAS americana.


Parentes Perfeitos

Começo com os Parentes Perfeitos: São doadores natos. Adoram comprar e mimar as pessoas queridas. Presentes exclusivos são a regra, são muito organizados e normalmente finalizam suas compras muito antes do Natal. Economizar não é a regra para este grupo. Parentes classe AA.


Parentes Práticos

Os Parentes Práticos farão todas as suas compras de Natal de uma só vez, usando uma lista e controlando o orçamento. Escolhem o dia e saem para resolver tudo junto e não perder mais tempo. Costumam optar por itens de vestuário.


Parentes Google

Os Parentes Google têm horror às multidões das lojas e shoppings, preferindo comprar de casa, online. Pesquisam muito em todos os sites porque normalmente não sabem o que comprar. Consideram as compras de Natal um trabalho desnecessário.


Parentes Liquidação

Os Parentes Liquidação são representados pelas pessoas que passaram horas nas filas esperando a abertura das lojas para aproveitar os descontos. São incansáveis na busca por pechinchas, não importando distâncias ou aglomerações. Costumam dar presentes de difícil troca.


Parentes Serasa

Os Parentes Serasa são os que compram como se não houvesse amanhã. Optam por grande variedade de produtos e pagam por conveniência. Gastam muito mais que o planejado e reclamam durante o ano que estão sem dinheiro. Para este grupo o cheque especial é o passaporte da alegria. O que vale é comemorar. É o famoso parente classe B, metido a classe A.


Parentes Ocupados

Os Parentes Ocupados fazem suas compras na véspera do Natal e têm a esperança que irão economizar. Acabam comprando o que está disponível, o que eleva a chance de o presenteado ter que trocar depois. Costumam comprar vales-presente extras porque sempre esquecem alguém da lista. Normalmente chegam cansados às reuniões familiares e frequentemente comentam que o ano passou muito rápido.


Parentes Ausentes

Os Parentes Ausentes não compram nada porque não sabem o que se comemora no Natal. Não lembram de nenhuma data durante o ano, mas não perdem a ceia por nada.


Parentes Rabugentos

A última categoria é a dos Parentes

Rabugentos. Acham que a decoração de Natal sempre é colocada cedo demais, detestam as multidões de consumidores, não mimam seus familiares e não pagam por conveniência. Deixam para comprar na última hora e, se puderem, evitam totalmente as compras de Natal. Presenteiam com qualquer porcaria para se livrar da data.


E aí? Já identificou seu perfil?



Comments


bottom of page