top of page

Você sabe diferenciar receitas e despesas?

"Para que se tenha um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar e estabelecer metas claras e objetivas"


Qualquer que seja o tamanho do seu plano ou sonho, é necessário ter um controle efetivo das receitas e das despesas, bem como se organizar e definir o que tem de ser feito, de modo a alcançar os objetivos em menos tempo e ao menor custo possível.


Você sabe o que é um Orçamento? O Orçamento é uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para que se tenha um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar e estabelecer metas claras e objetivas. Por isso, é importante que você anote todas as suas entradas e saídas de dinheiro, ao longo do mês. Faça isto por 3 meses e lhe garanto que você se surpreenderá! Você sabe definir receitas e despesas?


As receitas são de onde vêm o dinheiro. Esta parte é fácil de lembrarmos: salário, comissão de vendas, diárias, honorários, pró-labore e faturamento de prestação de serviços, por exemplo Rendimentos de aplicações financeiras ou plano de previdência. Aluguéis, benefícios sociais e outros.


Por outro lado, grande parte da população não sabe como gasta o seu dinheiro ou o quanto é gasto em cada grupo de despesas, como alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, dívidas e juros, viagens ou outros gastos.

E você? Sabe quanto gasta e como gasta seu dinheiro todo mês? Você sabe quais itens consomem a maior parte de sua renda? Quanto você já pagou de juros neste ano?


O controle e o planejamento financeiro, bem como a anotação de todas as receitas e despesas, ajudam a obter respostas para essas perguntas fundamentais. 57% dos brasileiros não sabem informar, com precisão, quanto têm de gastos extras mensalmente, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito.

Vamos sair da estatística? Mês que vem vou te ajudar a montar seu orçamento.


Beijos monetários e até a próxima!






bottom of page